Relógio

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS NA ELABORAÇÃO DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO NO PROCESSO DE GESTÃO

Roberto Santos Cordeiro Neto
Prof. Valdecir Knuth
Centro Universitário Leonardo Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD.4401) – Orçamento empresarial
18/02/10


RESUMO

Atualmente, o ambiente de negócios de hoje tem sido competitivo, destacando se em particular o profissional da área administrativa que tem como seu aliado uma ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos de sua empresa, mas também seu próprio sucesso profissional. Um sistema de planejamento é um conjunto de políticas que formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresas e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos. Através desta pesquisa foi possível constatar a importância do Orçamento como meio de otimizar resultados, visto que essa ferramenta é de sua importância em uma administração que visa o resultado.

Palavras – Chave: Orçamento, Gerenciamento, Planejamento.

2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
2.1 Planejamento
Planejamento está na mentalidade de todos os seres pensantes. As pessoas costumam fazer planejamento de curto prazo, como, por exemplo: planejar as tarefas e horários a cumprir no dia seguinte; planejar uma viagem nas férias; decidir em que gastar o salário do mês etc. Porém, existem também os planejamentos de longo prazo que demandam mais esforços para alcançar os objetivos desejados, como, por exemplo, planejar o seu futuro profissional. Desta forma pode-se concluir que o planejamento é fundamental na vida das pessoas.
2.2 Controle

O primeiro passo do processo orçamentário, segundo Sanvicente e Santos (2000) é a fixação de objetivos. A partir daí pode-se então traçar planos e exigir de seus funcionários o cumprimento destes. Entretanto, deve-se ressaltar que, para um melhor gerenciamento, tão importante como planejar, é controlar o resultado, acompanhando a cada instante e comparando com o resultado projetado. A seguir é mostrado uma comparação do controle empresarial com uma viagem de carro: Se fizermos uma viagem de carro, planejada a hora de chegada, controlaremos nosso desempenho a certos intervalos durante o percurso, verificando a distância e o tempo faltante; apressaremos ou desaceleraremos a velocidade. Assim, também, é o controle numa empresa. Se quisermos que ela atinja os resultados planejados é preciso que durante a execução do plano nos certifiquemos de que o mesmo vem sendo cumprido. (SOBANSKI, 1994, p. 16)

2.3 Orçamento

“Orçamento é um plano detalhado da aquisição e do uso de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos.” (GARRISON e NOREEN, 2001, p. 262).
Sanvicente e Santos (2000) concordam que até certo ponto, todas as empresas planejam e controlam suas atividades. Com um orçamento, porém, essas tarefas são formalizadas e sistematizadas.

3 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Nem sempre é possível seguir o rumo traçado. As condições mudam, e a empresa tem que se ajustar a elas se não puder controlá-las. De qualquer modo, o administrador necessitará acompanhar desvios, analisá-los e tentar corrigi-los.
O orçamento funciona como uma ferramenta que os gerentes podem usar para monitorar periodicamente o progresso, comparando resultados reais com resultados planejados. Esse feedback ou monitoramento e avaliação do progresso, por sua vez, permite que ações corretivas sejam tomadas oportunamente, se necessárias (NARAYANAN, 2009). Portanto, a primeira finalidade do controle orçamentário é possibilitar à direção a tomada de decisões que corrijam as falhas existentes e procurar colocar a empresa no rumo certo. Se, por outro lado, a avaliação periódica mostra que a organização está no ramos certo, com resultados reais que equivalem aos resultados planejados no orçamento, nenhum ajuste ao plano de ação será, então, necessário.

4. VANTAGENS DO ORÇAMENTO
A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela afetiva formalização. Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23).
Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes, deixando um programa orçamentário sempre útil a qualquer organização, independentemente de seu tamanho e de suas incertezas.
Embora o sistema de planejamento e controle orçamentário tenha vantagens, não poderá ser considerada a resposta para todos os males, pois para ser aplicado requer atitudes apropriadas e conhecimento da técnica envolvida na sua utilização.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se afirmar então, que o controle orçamentário no processo de gestão é de suma importância para uma empresa, e também para o profissional do administrador, pois sendo utilizada como uma ferramenta da administração poderá apontar em que direção a empresa está sendo direcionada podendo melhorar os resultados ou continuar apostando no processo utilizado.


6. Referências Bibliográficas

SANVICENTE, A.Z. SANTOS, C.C. Orçamento na administração de empresas. 2.Ed. São paulo: Atlas, 2000.

NARAYANAN, V.G. Elaborando orçamentos. Harvard Managermentor. Harvard Busines School. Disponível em <https://www13.bb.com.br/appbb/portal/bb/unv/hmm/ budget>

GARRISON e NOREEN. Controladoria: Uma abordagem de gestão econômica – GECON. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.


SOBANSKI, Planejamento Estratégico: Um estudo em empresas e instituições do Distrito Federal. 1994. p.16 . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.